Terapia Cognitivo Comportamental

Entenda melhor o que é a Terapia Cognitivo Comportamental

A psicoterapia é, antes de mais nada, uma forma de auto-conhecimento e de desenvolvimento de potencialidades humanas. Para pessoas que estão sofrendo, quer física ou emocionalmente, é também uma forma de encontrar ajuda no enfrentamento ou solução dos problemas.

Na Abordagem Cognitivo Comportamental (TCC) a relação de ajuda característica da psicoterapia é enriquecida com o uso de técnicas resultantes da ampla evolução da ciência Psicológica e das Neurociências .

A literatura científica apresenta grande evidências de resultados rápidos e duradouros dos tratamentos Cognitivo Comportamentais para os Transtornos Mentais.

A TCC é o tratamento de eleição para Transtornos de Ansiedade (Fobias, Transtorno de Pânico, Transtorno Obssessivo-Compulsivo,Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Stress Pós-traumático); Transtornos Afetivos (Transtornos Depressivos e Transtorno Bipolar); Transtornos Alimentares (Bulimia, Anorexia, Obesidade); Transtornos da Sexualidade (Ejaculação Precoce e Vaginismo); e, recomendada como coadjuvante no tratamento de doenças somáticas onde o stress desempenha importante papel etiológico (hipertensão, enxaqueca, infertilidade primária, vitiligo, asma, etc).

Na TCC o psicólogo e seu cliente formam uma aliança para trabalhar juntos na busca de soluções de problemas e de uma vida mais saudável, equilibrada e feliz para este último.